Fundada em 1190, Dauzac é uma vinícola na denominação Margaux da região de Bordeaux na França, na comuna de Labarde . O vinho aqui produzido foi classificado como um dos dezoito Cinquièmes Crus (Fifth Growths) na Classificação Oficial de Vinhos de Bordéus de 1855 . Agora é uma vinícola familiar e propriedade da família Roulleau.
Como os grandes vinhos de Médoc, os melhores terroirs “olham para o Gironde”. Dauzac, um vinhedo inteiro de 49 hectares localizado a 350 metros da ria. De uma verdadeira tipicidade, o solo de Dauzac é composto por um cume de bela profundidade de grave, num veio geológico único a este Cru. Estas camadas de cascalho de espessura variável, vestígios de antigos terraços aluviais, repousam sobre um subsolo pedregoso e argiloso. Todo o segredo é, claro, conseguir perceber e saber gerir da melhor forma este terroir nas suas diferentes parcelas e de acordo com as características da colheita. Este rigoroso trabalho de seleção de parcelas dá origem a uma bela diversidade de vinhos com notável potencial qualitativo.
A ambição do Château Dauzac é muito clara: continuar a progredir entre os melhores Grands Crus Classés do Médoc. Para isso, os homens de Dauzac apoiam-se no verdadeiro ADN da quinta: o respeito pela tradição e inovação, ao mesmo tempo que promovem a pujança da quinta, a sua biodiversidade, fonte preciosa na qualidade do vinho produzido. Para destacar esse DNA, o Château Dauzac possui desde 1924 um rótulo amarelo imperador muito característico, símbolo de luz e sensorialidade.
Na grande tradição Médoc, a vinha com uma densidade de plantação de 10.000 videiras por hectare é composta por 69% Cabernet-Sauvignon, 29% Merlot e 2% Petit-Verdot.
A colheita respeitando a integridade do fruto é naturalmente manual
Château Dauzac é o primeiro Grand Cru Classé em 1855 a reivindicar a produção de vinhos 100% Vegan, desde 2016, com o uso de proteínas vegetais em substituição à clara de ovo tradicionalmente usada para colagem.
https://www.chateaudauzac.com/savoir-faire/

Exibindo todos 3 resultados